Sobre nós

2b_IMG_3817 Clair's House House windows overlooking all on the wall P1020331

CLAIRE Anastas: "WE são presos, ENTERRADO VIVO em um túmulo "

Estou Claire Anastas, uma mãe de duas crianças, duas meninas e dois meninos. Vivemos neste edifício, rodeada em três lados por uma parede de nove metros, com catorze pessoas, incluindo nove crianças e minha sogra que está doente e tem reumatismo. Apenas um lado está aberto, quase sem sol que vem através dele. Ao sentar-se na cozinha eu vejo três paredes. O Exército vai construir uma quarta, no meio do seu arraial. As we live nearby Rachel’s Tomb, nossa casa está sujeito a medidas militares graves. As nossas lojas - duas em acessórios para casa e outro para dois mecânicos de automóveis - estão localizados abaixo no edifício. Eles são fechadas, não há nenhum negócio. Na frente da nossa casa costumava ser a rua principal para Belém. Foi a área mais rica de Belém aqui, mas agora é um pequeno lugar assustador. Estamos sem vizinhos; nós apenas vivemos com duas famílias em nosso próprio. Estamos presos; we are buried alive in a tomb.

Durante os anos da segunda Intifada, já experimentei muita pressão. Em 2002, havia um monte de tiro. Morávamos em um fogo cruzado. Há posições elevadas em torno de nossa casa, e os soldados ocuparam-los. People were shooting at them from different directions.

Meus filhos estavam paralisados ​​de medo e não podia sequer usar as mãos. Durante alguns dos tiroteios das balas entrou em nossa casa. Nós não sabia onde se esconder; não sabíamos para onde ir. A situação durou um ano. Cada noite os meus filhos estavam à espera quando o tiroteio começaria. Eles gritaram, "Agora é o momento para fotografar, nós não queremos dormir em nossas camas. "Nós tivemos que dormir no chão, perto da porta. Os seis de nós dormiu lá, em sacos de dormir, ao lado da outra. Our oldest girl slept on a chair.

* * * * * * *

Since five years we don’t have any work. Nossas vidas negócios pararam. Nos últimos dois anos, não posso suportar isso. Dois anos atrás, eles cortaram a eletricidade por quatro meses porque não podíamos pagar a conta. Estendemos os fios do meu irmão em leis casa de modo a ter eletricidade, pelo menos para as coisas importantes, como a geladeira e outros principais utilidades da casa. Em 2002 meu marido cortou a mão. Ele estava tão nervoso com a situação. Na época, ele começou a tomar dívidas. Em vez de consertar o carro que ele cortou a mão. Sua mão está agora sempre doloroso; metade dela está paralisada. As igrejas deu uma ajudinha, like our children as schools which reduced the fees.

Uma das nossas crianças, 13 anos, tenho dois germes nas pernas porque os trabalhadores estavam escavando de condutas de esgoto ao limpar o terreno para a construção do muro. Suas pernas são sensíveis à poeira e areia. Mandei-o para cinco médicos. Inicialmente, eles não sabiam o que era. Parecia um novo tipo de infecção. Apesar dos antibióticos, ele não ficou bem durante a 1.5 mês em que foram cavando lá. Perguntei a uma organização internacional que estava em uma visita para trazer água do Mar Morto. Isso ajudou, até agora as infecções não voltaram. Now he can wear his shoes normally.

É insalubre aqui. Temos até um play ground mas quem quer jogar com uma parede de nove metros de altura em torno de? Outros pais podem mandar os filhos em uma viagem de ônibus, mas para nós, para enviar 7-8 crianças é muito caro, como nós Donat quer favorecer alguns dos nossos filhos em cima do outro. Então eu mantenho meus filhos na mesma área, apenas dentro do distrito de Belém. Isso é terrível. Eles devem aproveitar o verão, as férias, como em qualquer vida normal, eles devem nadar. Now they just go around and visit our families.

Estamos à espera de nossas lojas para abrir, mas agora tenho nenhuma esperança. Os clientes têm medo de visitar esta zona militar. Mesmo a nossa família tem medo de nos visitar. Meus filhos são privados de ter amigos bem vinda, de outras crianças que brincavam com eles. Todo o tempo, há os chamados checkpoints de emergência criadas pelo exército. Eu mesmo, há quatro dias, não foi capaz de entrar na minha casa. Eles fecharam a área para uma festa judaica; os judeus religiosos vieram para rezar no túmulo Rachelas. Fui levar o meu marido com o carro, minhas crianças ficaram na casa. Ninguém nos disse que eles estavam fechando a área. Quando voltei com o meu marido uma grande área ao redor da casa foi fechada. Eu tentei ir para o portão da sede militar próxima. Falei com os soldados lá, esperou por duas horas em diferentes barreiras militares. Um oficial de alta classificado saiu de um jipe ​​e nos disse para ir embora. aWhy que você está aqui?ae ele perguntou. Eu disse a ele, esta é a minha casa. Eu mostrei a ele. Eu disse a ele que eu precisava para entrar para dormir aqui. Eu disse a ele que eu tinha crianças pequenas; que eles estavam esperando por mim. Ele me disse que eles poderiam cuidar de si. Foi incrível. Eu disse a ele, "Onde é que eu tenho que ir, Eu preciso dormir na minha casa!Ele disse ae, ADesactive em torno,"Em hebraico. Ele disse ao soldado no portão, "Não deixe que eles ficar aqui, eles devem ir embora. "O soldado no portão ficou como se estivesse congelado e não fez nada, as if he did not want to follow this inhuman order.

Estávamos pensando em ir para a Praça Natividade, para a igreja, pedir para dormir lá. Afinal, era meia-noite, todos dormiam. Então eu chamei o meu irmão, que me disse para vir rapidamente e dormir em sua casa. Quando liguei para os meus filhos, meu filho mais novo pediu para dormir na minha cama, juntamente com sua irmã mais velha, , de modo a se sentir mais confortável. O meu cunhado pediu manhã seguinte, os líderes militares para nos deixar entrar. Estávamos atrasados ​​para a igreja e eu queria rezar. Havia ainda um fecho. O meu cunhado pediu-lhes misericórdia, e para nos permitir entrar e sair. Um parente tinha morrido e que precisávamos para participar do enterro. Finally we were allowed to enter our house.

O principal problema é que os meus filhos sofremos muito. Elas são muitas vezes chorando. Eles Donat sentem que têm qualquer futuro. O Muro foi erguido em apenas um dia. Na parte da manhã eles tiveram uma exibição normal, à noite eles tiveram a parede em frente. Sentaram-se ao lado da janela e começou a chorar enquanto olha para a parede. Como poderia esta parede aparecer tão de repente? Com o tempo eles se tornaram mais nervoso. Eles dizem que se sentem fisicamente sendo sufocado. Eles sentem a pressão em cima de seu peito. Eles vêm até mim e dizem que eles não podem suportar mais. When they watch TV they see children freely playing; eles vêem Walt Disney, eles vêem que as crianças estão felizes. Eles me pedem para enviá-los para playgrounds, como um parque agradável. Digo-lhes que eu tento, mas não posso dar-lhes qualquer promessa. Todos os meus filhos pensam que a sua vida vai se tornar pior no futuro. Eles estão conscientes, eles são inteligentes. Eles têm notas altas na escola, mas depois de ver o Wall suas marcas desceu, e eu não posso fazer nada por eles. They cannot concentrate on their studying with this pressure inside them.

Minha menina de 16 anos de idade é sempre silenciosa. Ela doesnat querer olhar para a parede. Ela fecha os olhos. Ela não pode compreendê-lo. Até agora ela não disse nada sobre isso. As outras crianças estão olhando para ele. O único mais jovem, de oito, dito, "Uau, é aqui como um túmulo!"Eu tento dizer aos meus filhos que eu vou apoiá-los, pedindo a ajuda de um grande poder, de líderes do exterior, que têm o poder de mover a parede. "Não se preocupe,"Eu digo a eles, "Eu estou fazendo o meu melhor." Isto é o que lhes dá um pouco de esperança. I don’t know what to do if no one asks about us.

Os amigos dos meus filhos dizem: Não pense sobre o muro, tentar ajustar a ele até que sua família pode fazer algo sobre isso. Eles convidá-los, porque eles não podem visitar meus filhos. Minha filha mais velha não quer ter uma festa de aniversário. Ela pensou que talvez nós organizar para ela mais do que nós poderíamos ter recursos. Eu pergunto-lhe, por que? Ela disse, porque o meu pai não tem trabalho, e eu Donat quer colocá-lo sob um fardo. Seus amigos me chamou para seu aniversário, e eles disseram que iriam organizar tudo, que eles iriam fazer uma surpresa para ela, e iria visitá-la em casa. Eles trouxeram um bolo e presentes. Depois minha filha disse que ele foi o mais bonitos aniversário desde anos. But then she started crying because she felt shy at the same time.

* * * * * * *

Liberdade significa para mim viver em um país livre, não de uma gaiola com uma quantidade mínima de espaço, , sem os requisitos de vida. Eu desejo que eu poderia ir para o estrangeiro, com meus filhos e marido, e minha sogra. Minhas memórias de liberdade são enterrados no passado. Deus me mantém em. Nós sempre orar a Deus para alcançar as pessoas que podem nos ajudar, a fim de remover essa parede. Isso é o que me dá um pouco de alívio. Eu só quero viver uma vida normal. Quando vamos ao redor de Belém de carro, você vê lugares agradáveis; we go maybe once every three or four months to such a place.

Como uma criança, antes da primeira Intifada, Eu costumava viver uma vida boa. Nós costumávamos ir em todos os lugares por nossos carros, e quase todos os dias para Jerusalém, porque vivemos muito perto. Há uma grande quantidade de parques lá. Também fomos para o Mediterrâneo, costumávamos ir lá à noite para nadar, e voltar à noite. O Mar Morto também está perto. Quando eu penso sobre o passado, Sinto muito por meus filhos, porque eu não posso oferecer coisas bonitas para eles. Para isso eu teria de refúgio do país, but it is hard for me and for my family to become a refugee.